A Misericórdia de Évora coloca ao serviço da Irmandade, dos investigadores, docentes, estudantes, e de todos os interessados, o riquíssimo espólio documental existente no Arquivo Histórico da Instituição.
Este Espólio, à guarda do Arquivo Distrital de Évora, tem um valor inestimável e contempla uma vasta panóplia de valiosos registos históricos, que se encontram acondicionados em cerca de 90 metros lineares.
A documentação depositada, que se encontra identificada em Instrumento de Descrição Documental próprio, permitirá ao leitor, em primeira instância, o acesso a informações privilegiadas sobre a intensa atividade que a Misericórdia de Évora desenvolveu nos primeiros cinco séculos da sua existência.
Por outro lado, devido à singularidade, antiguidade e qualidade de alguns dos documentos que constituem o acervo, cujas datas extremas estão situadas entre 1331 e 1969, o leitor poderá ainda adquirir conhecimentos inéditos sobre o período que antecedeu a Fundação da Misericórdia, sobre a História da Assistência e das Misericórdias em Portugal e, de forma incomensurável, sobre a evolução histórica da própria cidade que a acolhe.