Património Cultural

Arquivo Histórico


A Misericórdia de Évora coloca ao serviço da Irmandade, dos investigadores, docentes, estudantes, e de todos os interessados, o riquíssimo espólio documental existente no Arquivo Histórico da Instituição.

Este Espólio, à guarda do Arquivo Distrital de Évora, tem um valor inestimável e contempla uma vasta panóplia de valiosos registos históricos, que se encontram acondicionados em cerca de 90 metros lineares.

A documentação depositada, que se encontra identificada em Instrumento de Descrição Documental próprio, permitirá ao leitor, em primeira instância, o acesso a informações privilegiadas sobre a intensa atividade que a Misericórdia de Évora desenvolveu nos primeiros cinco séculos da sua existência.

Por outro lado, devido à singularidade, antiguidade e qualidade de alguns dos documentos que constituem o acervo, cujas datas extremas estão situadas entre 1331 e 1969, o leitor poderá ainda adquirir conhecimentos inéditos sobre o período que antecedeu a Fundação da Misericórdia, sobre a História da Assistência e das Misericórdias em Portugal e, de forma incomensurável, sobre a evolução histórica da própria cidade que a acolhe.
Catálogo do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Évora

A documentação do Fundo da Misericórdia, à guarda do Arquivo Distrital de Évora, foi alvo de uma reorganização e identificação dando origem à criação de um Instrumento de Descrição Documental de acordo com as regras internacionais da arquivística contemporânea.

O objetivo é dar a conhecer ao público, facilitando o seu acesso, um espólio documental de valor inestimável que nos permite não só ter uma ideia de como era a sociedade eborense ao longo dos últimos 500 anos, mas também traçar um mapa do trabalho assistencial da Instituição.
Primeiro Compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Évora

O Compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Évora é um decalque do Compromisso original da Misericórdia de Lisboa. Não sabemos ao certo a data do manuscrito original, sabe-se apenas que já se encontrava muito degradado em meados do séc. XVI, e que foi ordenado que se fizesse uma cópia fiel do documento, cópia que chegou aos dias de hoje.

Primeiro Compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

O compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, serviu de base para o primeiro compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Évora.

Inventário Artístico

A Santa Casa da Misericórdia de Évora é detentora de um património artístico móvel distribuído pelos diferentes espaços e respostas desta Misericórdia. Sendo maioritariamente constituído por peças ligadas ao Culto e à Igreja, este Inventário conta, ainda, com peças de Pintura, Escultura e Artes Decorativas.