O Recolhimento Ramalho Barahona é um edifício ao estilo neogótico, que foi fundado em 1908, pela família Barahona, com o objetivo de acolher os reformados e os inválidos da sua casa agrícola.
Em 1924, o edifício foi entregue às Irmãs Doroteias que instalaram um colégio no local e que se manteve em funcionamento até 1961, apesar de em 1955, o edifício ter sido integrado na Santa Casa da Misericórdia de Évora. Em 1974, passa então definitivamente a chamar-se oficialmente Recolhimento Ramalho Barahona. Em 1977, surge a ideia de restaurar, ampliar e modernizar o Recolhimento, tendo a inauguração acontecido em 1982.
A Estrutura Residencial para Idosos - Recolhimento Ramalho Barahona é uma resposta social desenvolvida em alojamento coletivo, de utilização permanente, em que são desenvolvidas atividades de apoio social e prestados cuidados de enfermagem. Baseada no espírito e cultura institucional das Misericórdias, tem por missão proporcionar aos seus utentes um ambiente familiar que contribua para a estabilização, autonomia e estimulação do envelhecimento ativo e integração social. Neste propósito são adotadas um conjunto de práticas de trabalho que procuram garantir qualidade dos serviços prestados.