Conselho de Ética

A Santa Casa da Misericórdia de Évora, norteada pelos princípios do humanismo e da doutrina e moral cristãs, inscritos no seu Compromisso e nas Obras de Misericórdia, tem uma história secular de apoio solidário a todos os necessitados.

Atenta às alterações permanentes da sociedade, e aos desafios que as mesmas colocam à sua intervenção, a Misericórdia constituiu, em 2016, um Conselho de Ética enquanto espaço de reflexão e diálogo sobre temáticas inter-relacionadas com a sua intervenção. O Conselho de Ética é constituído por um conjunto de personalidades com especialização em áreas diversas como o direito, a saúde, a axiologia e ética, a teologia e a psicologia. Compõem este Conselho de Ética, para além da Mesa Administrativa, o Cónego Dr. Silvestre Marques; Professor António Dinis; Dr. Bernardino Páscoa; Professora Margarida Almeida Amoedo e o Professor João Vaz Rodrigues.

Este Conselho encetou, desde a sua criação, uma reflexão em torno da temática “A Vida e a Morte” e da qual resultaram documentos orientadores sobre a defesa da Vida, que a Misericórdia entretanto tornou públicos. Na sessão pública de apresentação os seus autores realçaram a importância destes documentos para a Ação da Misericórdia e para todas as Organizações que prestam cuidados, numa época de enormes desafios legislativos e éticos para a Defesa da Vida.

"Por se centrar em necessidades humanas de diversa ordem, a Santa Casa da Misericórdia de Évora desenvolve múltiplas atividades, unidas pelos mesmos propósitos de ajudar os mais frágeis e, em geral, de humanização da sociedade. Por conseguinte, quaisquer que sejam as idades e as condições de saúde das pessoas que recebe nos seus Serviços, os valores éticos da Bondade, da Fraternidade, da Gratuitidade pautam as suas atitudes e obras de dedicação às pessoas em situações de especial vulnerabilidade, procurando, acima de tudo, proteger a dignidade da vida humana, do primeiro ao último momento do percurso natural desta Vida.”

Documento Defesa da Vida