Outras Publicações

É objetivo e preocupação da Santa Casa promover, de forma regular, o desenvolvimento de publicações, em nome próprio ou em resultado de investigações académicas de autor, que contribuam para o conhecimento, reconhecimento e valorização da Santa Casa, do seu trabalho assistencial e do seu património.

A Redescoberta das Pinturas de Francisco Lopes Mendes


Esta publicação, da autoria de Celso Mangucci, António Candeias e Luís Piorro, editada pela Santa Casa da Misericórdia de Évora, surge na sequência da campanha de conservação e restauro do edifício e do património integrado da Igreja da Misericórdia.

A Redescoberta das Pinturas de Francisco Lopes Mendes permite, por um lado, avaliar a obra do pintor, com importante trabalho desenvolvido em Évora, entre os anos de 1685 e 1721, e, por outro, reconstruir a totalidade do programa iconográfico da Igreja da Misericórdia de Évora e assim compreender melhor os objectivos da reorganização do espaço interno, que ocorreu entre 1710 e 1716.

A Igreja da Misericórdia de Évora


Da autoria de Celso Mangucci, editado pela Santa Casa da Misericórdia de Évora, esta publicação fala-nos sobre a história da Igreja, as várias campanhas decorativas desde as pinturas a Fresco passando pelas Telas e pelos Painéis de Azulejos alusivos às 14 Obras de Misericórdia.

A Assistência na Documentação da Santa Casa da Misericórdia de Évora


O Livro “A Assistência na Documentação da Santa Casa da Misericórdia de Évora”, da autoria do arquivista Bruno Coelho e editado pela Misericórdia de Évora, é uma viagem aos Arquivos desta Instituição secular que pretende, de forma despretensiosa, dar a conhecer alguns aspetos da vida da organização bem como da vida social e económica de Évora e contribuir para a compreensão das dinâmicas das comunidades ao longo dos tempos.

Guia da Igreja da Misericórdia de Évora


Da autoria de Monsenhor José Filipe Mendeiros, esta publicação, que já vai na sua 4ª edição, faz uma brevíssima resenha da história da Santa Casa e centra-se, como sugere o seu nome, no magnífico património que é a Igreja da Misericórdia. A arquitetura do Templo, os Altares, as Obras de Misericórdia retratadas nas Telas e nos Azulejos são alguns dos conteúdos deste Guia.

Catorze Obras - O Rosto da Misericórdia


O Cónego Manuel Maria Madureira da Silva explica, nesta Obra editada pela Santa Casa da Misericórdia de Évora, as Catorzes Obras de Misericórdia, 7 Corporais e 7 Espirituais, a sua prática e fundamentos.

A Misericórdia de Évora no Último Quartel do Segundo Milénio


Da autoria do Padre Joaquim Chorão Lavajo, editado pela Santa Casa da Misericórdia de Évora, fala-nos da história da Misericórdia, dos seus Órgãos Sociais e do seu trabalho assistencial.

Subsídios para a História da Santa Casa da Misericórdia de Évora


Constituído por 4 volumes, os três primeiros da autoria de Armando Gusmão e o último da autoria de Deão de Alcântara Guerreiro, encontramos nestas publicações a história da Misericórdia desde a sua constituição, em 1499, até 1975.