Redes e Parcerias


Conselho Local de Ação Social


O CLASE é constituído por uma rede de organizações que intervêm na área social, cujos objetivos são a promoção do planeamento social partilhado e integrado e a implementação de iniciativas de desenvolvimento social local, com vista a uma maior eficácia e racionalização de recursos e meios, na erradicação da pobreza e da exclusão social. Este Conselho é constituído por um plenário do qual a Misericórdia faz parte. Para além da participação no Conselho, a Santa Casa integra o seu Núcleo Executivo desde 2016, ano em que foi eleita representante das Entidades sem Fins Lucrativos.

Unidade de Rede do Envelhecimento Positivo


Esta Unidade de Rede, coordenada pelo Centro de Investigação em Sociologia e Antropologia “Augusto da Silva” da Universidade de Évora, tem tido como missão a identificação das necessidades e problemas que afetam os idosos do concelho de Évora, bem como dos seus cuidadores e das instituições que com eles trabalham. A Rede do Envelhecimento tem procurado afirmar-se como estrutura que contribui para a mitigação do isolamento e valorização do papel social do idoso, para a capacitação dos cuidadores formais e informais bem como dos técnicos das organizações, que têm respostas sociais, em áreas diversas que contribuam um melhor conhecimento das problemáticas que afetam o processo de envelhecimento e a pessoa idosa. A Santa Casa, pelo papel que desempenha junto da população mais idosa, integra esta Unidade de Rede desde a sua criação em 2016.

Unidade de Rede dos Sem Abrigo


A Unidade de Rede dos Sem Abrigo, criada no âmbito da Rede Social de Évora e coordenada pela Segurança Social, envolve um conjunto alargado de parceiros entre os quais a Misericórdia de Évora. A problemática dos Sem Abrigo ganhou uma nova expressão na sequência da nova legislação e da introdução do novo conceito de Sem Abrigo e a Santa Casa da Misericórdia de Évora, através da presença de um técnico, integra a equipa de trabalho de acompanhamento e criação de respostas, que satisfaçam as necessidades básicas, para os casos sinalizados.

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco


O modelo atual de proteção de crianças e jovens em risco, recorre à participação ativa da comunidade, numa relação de parceria com o Estado Português, capaz de estimular sinergias e intensificar o estabelecimento de redes de desenvolvimento social.
As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens são instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional, que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.
A Santa Casa da Misericórdia participa ativamente nesta Comissão através do seu Gabinete Técnico.