ORGÃOS SOCIAIS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA – QUADRIÉNIO 2018-2021

Conheça os membros dos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Évora eleitos, no dia 11 de dezembro, para o Quadriénio 2018-2021.



Defesa da Vida

Destaques

A Santa Casa da Misericórdia de Évora, norteada pelos princípios do humanismo e da doutrina e moral cristãs, inscritos no seu Compromisso e nas Obras de Misericórdia, tem uma história secular de apoio solidário a todos os necessitados.

Atenta às alterações permanentes da sociedade, e aos desafios que as mesmas colocam à sua intervenção, a Misericórdia constituiu, em 2016, um Conselho de Ética enquanto espaço de reflexão e diálogo sobre temáticas inter-relacionadas com a sua intervenção. O Conselho de Ética é constituído por um conjunto de personalidades com especialização em áreas diversas como o direito, a saúde, a axiologia e ética, a teologia e a psicologia.
Compõem este Conselho de Ética, para além de toda a Mesa Administrativa, o Cónego Dr. Silvestre Marques, Padre Hermínio Rico (Jesuíta); Professor Manuel Lopes; Professor Manuel Dinis; Dr. Bernardino Páscoa; Dr. Manuel Guerra; Dra. Vera Sarmento; Professora Margarida Almeida Amoedo e o Professor João Vaz Rodrigues.

Este Conselho encetou, desde a sua criação, uma reflexão em torno da temática “A Vida e a Morte” e da qual resultaram documentos orientadores sobre a defesa da Vida, que a Misericórdia tornou públicos no dia 18 de Abril.

Na sessão de apresentação estiveram presentes a Professora Margarida Almeida Amoedo e o Professor João Vaz Rodrigues, que integram o Conselho de Ética, e co-redigiram, com os restantes membros do Conselho, os Documentos apresentados.
As suas intervenções centraram-se na importância destes documentos para a Ação da Misericórdia e para todas as Organizações que prestam cuidados, numa época de enormes desafios legislativos e éticos para a Defesa da Vida.

Professora Margarida Almeida Amoedo - Doutorada em Filosofia, Professora Associada em Axiologia e Docente de Ética na Universidade de Évora e na Escola Superior de Enfermagem; Professor João Vaz Rodrigues - Professor na Universidade de Évora, associado do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Advogado, com doutoramento no âmbito do consentimento e recusa na relação jurídica entre os profissionais de saúde e os pacientes; desempenhou cargos ligados à deontologia no Conselho Superior da Ordem dos Advogados e integra actualmente o Conselho Superior de Magistratura.


Arquivo Histórico da Misericórdia disponível no site da DGLAB

Na sequência da assinatura do Protocolo entre a Misericórdia de Évora e a DGLAB – Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, através do Arquivo Distrital de Évora, o Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Évora já se encontra disponível, desde o dia 7 de Junho, também no site da DGLAB.



Santa Casa da Misericórdia de Évora

Rua Mendo Estevens 6, | 7000-865, Évora
  • Email geral@scmevora.pt
  • Telefone 266 748 830
  • Fax 266 747 509

Recolhimento Ramalho Barahona (Lar)

Estrada de Viana - Horta das Figueiras
  • Telefone 266 737 200

Farmácia da Misericórdia

Praça do Giraldo, 27
  • Telefone 266 702 983

Serviço de Apoio Domiciliário

Rua Mendo Estevens, n.º 6
  • Telefone 266 748 830

Lar Nª Sª Visitação

Rua Mendo Estevens, n.º 60
  • Telefone 266 703 201

Creche Rainha Dª Leonor

Rua da Oliveira, 19
  • Telefone 266 706 227