COMUNICADO COVID 19
RECOLHIMENTO RAMALHO BARAHONA
No passado dia 13 de fevereiro, na sequência da deslocação de utente do Recolhimento Ramalho Barahona à urgência do HESE, a Santa Casa da Misericórdia de Évora tomou conhecimento de que a referida utente havia testado positivo nas instalações do referido Hospital.
Foram acionadas de imediato, em colaboração com as autoridades de saúde, a testagem rápida de utentes e colaboradores, realizando-se 126 testes todos negativos, e programados testes PCR que vieram a acontecer nos dias 14 e 15. A aplicação, generalizada, de 229 destes testes veio revelar a existência de 12 utentes e 1 trabalhador positivos ao SarsCov2, apesar de assintomáticos.
Para além do imediato reforço das medidas de proteção, procedeu-se à separação e isolamento dos idosos como forma de mitigação de contágios, entre outras medidas previstas no Plano de Contingência da Instituição para casos desta natureza.
Por decisão da autoridade de saúde, tendo em conta informação do ACES, foi determinada, a deslocalização dos utentes positivos para Estrutura de Apoio de Retaguarda de Évora, o que se teve lugar ontem, dia 17 de fevereiro, ao final do dia.
Considerando o facto de todos os utentes terem sido atempadamente vacinados, com a administração das duas doses, é previsível que vindo a desenvolver sintomatologia esta seja ligeira e permita o seu rápido regresso a casa.
Os serviços do Recolhimento Ramalho Barahona continuam a desenvolver-se com normalidade procurando, como sempre, proporcionar os melhores cuidados a todos quantos tem à sua guarda.
Santa Casa da Misericórdia de Évora, 18 de fevereiro de 2021
Pela Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Évora
O Provedor
Francisco Lopes Figueira