COMUNICADO COVID 19
LAR NOSSA SENHORA DA VISITAÇÃO
É com satisfação que informamos que o surto que infelizmente tivemos que enfrentar, no Lar Nossa Senhora da Visitação, foi considerado extinto, tendo a Autoridade de Saúde dado alta aos últimos utentes e funcionários. Este facto tornou possível preparar o regresso a casa dos nossos utentes, que haviam sido deslocados para a ZCAP de Mora, o que aconteceu na passada sexta-feira, dia 29 de janeiro.
Infelizmente temos que lamentar, neste período, o falecimento de duas senhoras, com muitas debilidades anteriores, atribuídos a Covid19.
Confrontados com uma situação, que lamentamos, mas, infelizmente, não conseguimos impedir, e apesar das dificuldades encontradas inicialmente, foi possível, graças ao empenho e esforço de todos os envolvidos, mobilizar os meios necessários para enfrentar e conter este surto.
A atitude abnegada e empenho de todos os nossos colaboradores, que ultrapassou todas as expectativas, tornaram possível debelar o surto. Nas pessoas da Diretora Técnica, Dra. Clara Salsinha, e da Enfermeira Maria Hermínia Almeida, grande obreira no acompanhamento permanente no local, dos aspetos ligados à saúde, queremos expressar a todos os membros da equipa o nosso profundo agradecimento, reconhecendo o afastamento das suas família e da sua vida pessoal, para se dedicarem integralmente a esta tarefa. A todas o nosso Bem Hajam.
Às autoridades locais queremos publicamente agradecer a disponibilidade, simpatia e empenho com que nos acompanharam neste processo, designadamente à Comissão Municipal de Proteção Civil, através do seu Presidente, Dr Carlos Pinto de Sá, graças à qual foi possível deslocalizar alguns utentes para uma estrutura exterior e assim permitir uma melhor gestão interna da situação; ao Centro Distrital de Segurança Social, através do seu Diretor Dr. José Ramalho, que durante alguns dias, nos permitiu reforçar a mão-de-obra disponível, em momento particularmente difícil; à Autoridade de Saúde Publica, na pessoa do Dr. Augusto Santana de Brito, cujo apoio no reforço da capacidade de testagem nos permitiu um maior controlo interno do surto; por último, agradecer a todos quantos que, de uma ou outra forma, nos apoiaram nesta fase difícil da vida da Misericórdia e de forma particular do Lar Nossa Senhora da Visitação que, pelo elevado número, não nos é possível elencar, como seria nosso desejo.
A todos estes também o nosso Bem Hajam….
Santa Casa da Misericórdia de Évora, 31 de Janeiro de 2021
Pela Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Évora
O Provedor
Francisco Lopes Figueira