Comunicado COVID 19 – Lar Nossa Senhora da Visitação

 

COMUNICADO COVID 19

LAR NOSSA SENHORA DA VISITAÇÃO

No passado dia 3 de dezembro (quinta-feira) a Diretora Técnica do Lar Nossa Senhora da Visitação, desta Santa Casa da Misericórdia de Évora, foi informada por uma funcionária que havia tomado conhecimento que tinha contactado, em local público por si frequentado, com uma pessoa confirmada como positiva a Covid19. De imediato foi-lhe solicitado que recolhesse a isolamento domiciliário/profilático e foi diligenciada a sua testagem, o que aconteceu no dia seguinte, tendo o resultado sido conhecido no dia 5 (Sábado) durante a manhã. Entretanto havia sido providenciado o reforço do uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), reforçado o controle de temperatura e de sintomas bem como do acompanhamento médico pela nossa equipa médica e de enfermagem, acentuada a separação de espaços e reduzida, ainda mais, a circulação no edifício, para além do isolamento em casos aconselhados.

Comunicada a situação, e em articulação com a Autoridade de Saúde, procedeu-se à testagem de todos os trabalhadores e utentes num total de 38, que se efetivou no dia 7 de dezembro (segunda-feira) pela noite, tendo sido conhecido o resultado negativo de todos no dia 9 passado.

Apesar dos prognósticos favoráveis mantemos todos os procedimentos anteriormente referidos e todos os que forem considerados convenientes, face às situações com que nos deparemos, durante mais alguns dias, em articulação com a Autoridade de Saúde.

Todos estes acontecimentos foram comunicados e acompanhados pelos utentes, seus familiares e funcionários, dos quais tivemos, e continuamos a ter, as maiores manifestações de compreensão e colaboração, o que reconhecidamente agradecemos. Sem esta colaboração e este empenho por parte dos trabalhadores não teria sido possível chegar onde já chegámos, e enfrentar mais esta situação delicada que esperamos vencer e ultrapassar, chegando ao Natal de 2020 com alegria e felicidade na sua celebração.

Os nossos utentes e aqueles que necessitam do nosso apoio, nas diferentes frentes de ação social que desenvolvemos, são a nossa razão de existir desde há 520 anos, e o que nos dá força, para enfrentarmos diariamente a pandemia que flagela a nossa sociedade à escala mundial.

A Todos o nosso Bem Hajam. Feliz Natal.

Évora, 11 de dezembro de 2020

Pela Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Évora

O Provedor

Francisco Lopes Figueira