Fundo Rainha D. Leonor

A Santa Casa da Misericórdia de Évora assinou, no passado dia 29 de Junho, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, um Contrato com o Fundo Rainha D. Leonor que lhe permitirá dar continuidade às obras de beneficiação da Igreja da Misericórdia. Este Fundo, criado pela Misericórdia de Lisboa, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, vai permitir a criação de um Núcleo Museológico na Igreja da Misericórdia, cujo objetivo é a preservação do património material e imaterial da Misericórdia de Évora.

São objetivos da intervenção:

- Criar as melhores condições para a conservação do património histórico e artístico da Igreja da Misericórdia como um conjunto integrado do edifício com os seus bens culturais integrados, móveis e imóveis.

- Incentivar e assegurar a fruição cultural da Igreja da Misericórdia de Évora visitas temáticas guiadas, concertos, exposições temáticas e outros eventos adequados à natureza do espaço destinado ao culto.

- Promover a acessibilidade e propor medidas de eliminação de barreiras arquitetónicas.

- Melhorar a instalação de luz artificial, na iluminação interior, dada a relevante interferência nas qualidades estéticas, formais e materiais, e sua repercussão para a conservação do imóvel, meio ambiente ou economia.

- Criar um núcleo expositivo para interpretação do espólio histórico e artístico da Santa Casa da Misericórdia de Évora, da importância religiosa, social e cultural da procissão do Senhor dos Passos, e do valor patrimonial da Igreja da Misericórdia de Évora.